Home / Saúde mental / Natação faz bem para o bebê

Natação faz bem para o bebê

As mães sempre buscam o melhor para os seus filhos, por isso que quando surge alguma novidade se propondo benéfica é sempre de se despertar a curiosidade. A natação tem se tornado cada vez mais popular por conta dos benefícios que a atividade se compromete a passar aos bebês. Se você é uma mãe recente, descubra aqui se a natação faz bem para o bebê.

Leia esse artigo e descubra se a natação faz bem para o bebê, os cuidados que precisam ser tomados e quais os benefícios da natação para as crianças mais velhas.

Natação faz bem para o bebê?

A resposta para essa pergunta é muito simples: sim, a natação faz bem para o bebê. A dúvida que paira sobre esse assunto é a partir de quantos meses que as mães podem levar o seu filho sem medo para as aulas.

Isso porque alguns pediatras indicam esperar apenas por três meses, enquanto outros advertem que a espera deve ser até os seis meses de idade, pois o sistema imunológico da criança não está fortalecido até antes desse período.

Em relação a isso, o mais indicado é que os pais consultem o pediatra responsável pelo acompanhamento do bebê. Ele é o profissional mais apto a esclarecer essa dúvida, indo de acordo com o desenvolvimento particular do bebê.

Sobre os benefícios, eles são muitos! Confira uma lista com alguns dos principais benefícios da natação para bebês:

  • Melhora o sistema respiratório. Essa atividade fortalece o diafragma e a musculatura torácica.
  • Melhora o sistema circulatório. A água realiza uma massagem natural no corpo do bebê, regularizando e melhorando o fluxo sanguíneo.
  • Desenvolve a coordenação motora. O desenvolvimento da coordenação em bebês é importante e incentivá-la é fundamental.
  • Relaxa o bebê. A água na temperatura ideal tem propriedades calmantes e relaxa a musculatura.
  • Fortalece as pernas e braços do bebê. Por mais que para os adultos pareça um exercício simples, os bebês realizam uma espécie de musculação. Isso proporciona mais força aos membros e acelera a etapa dos primeiros passinhos.
  • Estreita os laços familiares. As aulas de natação são momentos íntimos entre pais e filhos, essa energia fica evidente e as relações são mais intensificadas.

Cuidados na hora da natação

Para que a natação faça bem para o bebê é preciso garantir que alguns detalhes sejam certificados antes. Como a temperatura da piscina, teor de cloro, aulas dadas por um profissional especialista, etc.

A temperatura da água deve estar levemente morna para o bebê, deixando-o confortável, não pode sentir a água muito fria e nem muito quente. Por isso a piscina deve ter sistema de aquecimento.

Altos níveis de cloro pode ser um problema, pois esse produto irrita os olhos do bebê e ainda pode chegar a causar uma dermatite.

É imprescindível que a aula seja dada por um profissional especialista e experiente em aulas de natação para bebês, assim a segurança será garantida durante a atividade.

Natação para as crianças

Já explicamos que a natação faz bem para o bebê, mas saiba que incentivar esse gosto para idades mais avançadas é ainda mais vantajoso.

Bebês que fazem aula de natação possuem uma tendência maior de se apegarem a essa atividade. Aproveitar isso e manter o filho nas aulas de natação até que ele possa realizá-las sozinho é interessante.

A natação faz muito bem a saúde física e mental, assim como todos os outros exercícios, mas como não oferece impacto nas articulações ela pode ser iniciada mais cedo.

A natação faz bem para o bebê, para as crianças, jovens, adultos e idosos, é um hábito muito bom que pode ser criado desde cedo.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *