Home / Vida saudável / Natação para bebês de 8 meses

Natação para bebês de 8 meses

Tornar-se mãe não é uma tarefa fácil e engana-se quem acha que a mulher nasce sabendo de todos os cuidados para com o bebê. Muitas dúvidas aparecem, receios, apreensões, enfim, o medo de fazer algo que prejudique a saúde ou até mesmo coloque em risco a vida do filho é um pensamento desesperador. Por isso, tentar juntar o máximo de informações é sempre bem-vindo. Aprenda agora um pouco sobre a Natação para bebês de 8 meses.

A natação entre mães e bebês está se tornando cada vez mais popular entre as famílias, mas é comum que muitas dúvidas apareçam, como quando eles podem começar, quais o benefícios, etc.

Nesse artigo você irá conferir quando o bebê pode iniciar a natação, os benefícios da natação para bebês de 8 anos e quais são os cuidados.

Natação para bebês: quando eles podem começar

Antes de conversarmos sobre os benefícios da natação para bebês de 8 meses, vamos focar em quando que eles podem começar.

Primeiramente, é preciso entender que essa é uma questão controversa e que as opiniões sobre isso variam muito de pediatra para pediatra.

Há uma corrente que defende que os bebês já podem começar a frequentar as aulinhas de natação após 3 meses, assegurando que esse é um período seguro.

Antes disso a atividade pode se tornar perigosa, pois a criança ainda é muito frágil e o contato com a água pode não ser o mais aconselhável.

Outros defendem que é preciso esperar até os 6 meses de idade, pois antes disso o sistema imunológico do bebê ainda é muito primitivo, estando sujeito a pegar alguma infecção ou coisas do gênero.

Em ambos os casos, a natação para bebês de 8 meses já é indicada, pois a criança já está mais desenvolvida e o sistema imunológico mais fortalecido.

Porém, o mais indicado é que antes de começar as aulas de natação haja uma consulta com o pediatra do bebê. O médico poderá realizar uma avaliação mais pontual, analisando a saúde da criança e liberando-a ou não para a natação.

Benefícios da natação para bebês de 8 meses

Agora que você já sabe que a natação para bebês de 8 meses está liberada, vamos conhecer alguns benefícios dessa atividade.

A natação ajuda a criança a desenvolver coordenação motora, algo extremamente importante, pois nessa idade a coordenação é muito primitiva. Quando mais estímulos para desenvolvê-la, melhor.

Algo muito benéfico é a temperatura da água (que deve estar levemente aquecida para os bebês), pois a estabilidade térmica é agradável ao bebê, deixando-o mais relaxado e tranquilo.

Outro ponto importante é a conectividade e o momento íntimo entre mãe e filho. Os laços criados na aula de natação, se bem desenvolvidos, serão levados para o resto da vida.

Há também o incentivo às atividades físicas desde pequeno, evitando que o bebê se torne uma criança e um adolescente sedentário.

Cuidados necessários na hora da natação para bebês

A natação para bebês de 8 meses é, de fato, muito benéfica, mas é preciso que as mães tomem certos cuidados para que essas vantagens sejam aproveitadas.

Primeiramente é importante entrar em piscinas que estejam limpas, com temperatura agradável ao bebê e que não tenham altos níveis de cloro. O cloro pode irritar os olhos e a pele do bebê, podendo causar uma dermatite.

Em relação ao tempo de aula, elas não devem durar mais que 45 minutos, pois os bebês começam a cansar e a ficar incomodados.

Esses são apenas alguns dos diversos cuidados que a mãe precisa ter na natação para bebês de 8 meses. O recomendado é ter uma conversa com o pediatra e frequentar uma academia com aulas destinadas aos bebês.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *