Home / Fitness / Natação para Deficientes

Natação para Deficientes

A natação é particularmente valiosa para pessoas com algum tipo de limitação física, já que a água permite que elas se movam ao mesmo tempo em que desenvolvem maior autonomia. Saiba mais sobre a Natação para deficientes.

A natação tem um valor psicológico e terapêutico muito alto para pessoas com deficiências, já que a flutuação alivia a pressão sobre o corpo, permite que elas se movam sem ajuda e estimulam todas as funções motoras.

A natação também promove a mobilidade nas articulações, estimula a circulação e a respiração, além de garantir um momento divertido e descontraído aos praticantes.

Cuidados durante a natação para deficientes

Embora a natação seja extremamente benéfica, é preciso estar atento a alguns fatores para garantir que o local escolhido atenda as necessidades e limitações de cada indivíduo durante as aulas de natação para deficientes.

·               Instalações

O primeiro fator importante que deve vir à mente são as instalações que o centro de lazer oferece em relação ao acesso e vestiários. Quão acessíveis são eles? O vale para a área de entrada e saída da piscina.

Como entrar e sair, sua piscina lhe oferece suporte? Há cadeiras de rodas especiais para entrar e sair a disposição? Nem todos os locais são equipados de maneira apropriada.

Como consequência, isso pode acabar prejudicando o desenvolvimento do aluno e impedir que o objetivo das aulas seja alcançado. Escolha lugares que tenham infraestrutura adequada ao oferecer natação para deficientes.

·               Temperatura

A temperatura da água também é importante. Se ela estiver muito fria os músculos podem entrar em espasmo e se tiver demasiadamente quente pode tornar a atividade desconfortável.

A temperatura ideal é tida como 30° -31°, pois nessa faixa ocorre o efeito de relaxamento dos músculos e a água atua proporcionando um efeito analgésico, ajudando a diminuir dores crônicas, por exemplo.

·               Instalações para acompanhantes

Certas deficiências requerem que o indivíduo tenha sempre um acompanhante para auxiliá-lo nas tarefas cotidianas, incluindo durante a atividade de natação. Por isso é importante garantir que haja também infraestrutura para os cuidadores / pais enquanto aguardam o início ou término das aulas.

Dicas natação para deficientes

A natação para deficientes, no que diz respeito à saúde e à boa forma física, oferece diversos benefícios, entretanto, além da infraestrutura adequada é preciso garantir um bom professor ou orientador.

Ao ensinar natação para pessoas com deficiência, é importante que o instrutor observe as habilidades individuais, o que cada aluno pode fazer com elas, e como trabalhar estes pontos fortes.

Por outro lado, deve-se evitar focar naquilo que o aluno não pode fazer e nos aspectos negativos de sua limitação. Escolha um instrutor devidamente certificado e especializado em lidar com pessoas especiais.

Assim, os alunos e acompanhantes terão maior segurança e os riscos serão minimizados. A natação para deficientes proporciona uma série de benefícios físicos e mentais.

Como a água elimina os efeitos da gravidade no corpo, a dor e o estresse nos músculos e nas articulações são bastante reduzidos. Como resultado, os praticantes podem esticar e fortalecer braços e pernas enfraquecidos com maior amplitude de movimento.

Em pé na piscina, eles também podem usar o peso da água para ajudar a corrigir problemas na postura e equilibrar com menos esforço do que em terra.

Além disso, como é uma atividade geralmente realizada em grupo, ela permite que o paciente interaja com outras pessoas sob a mesma condição, o que já se mostrou eficiente na prevenção de depressão e outras doenças relacionadas.

Se você se interessou pela natação para deficientes, ou acha que alguém que você conhece pode se beneficiar dela, faça uma aula experimental e se surpreenda com todos os aspectos positivos que ela oferece!

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *