Home / Saúde na terceira idade / Qual o melhor: pilates ou musculação para idosos?

Qual o melhor: pilates ou musculação para idosos?

Para a população idosa, manter-se em forma é essencial. Mas muitos exercícios podem ser difíceis para os corpos dos adultos mais velhos.  Qual o melhor: pilates ou musculação para idosos?

Muitas pessoas optam pelas sessões de Pilates como maneira de manter a forma e reduzir o risco de lesões que os exercícios com maior cargaou peso podem desencadear.

Esse tipo de exercício tem seu foco no controle da respiração e na qualidade do movimento (não no número de repetições). Por isso, muitos especialistas concordam que o Pilates é uma das melhores maneiras de os idosos permanecerem saudáveis.

O Pilates não tem o impacto que outras formas de exercício fazem, e não é tão severo nas articulações quanto à maioria dos exercícios.

O Pilates se concentra principalmente na construção e fortalecimento dos músculos do “núcleo” – os músculos abdominais e do tórax. A maioria dos exercícios é realizada em posições reclinadas ou sentadas, e proporciona baixo impacto nas articulações.

Benefícios da musculação para idosos

Os benefícios da musculação para os idosos são imensos. Um desses benefícios é claro: estudos que confirmam exercícios leves e moderados de musculação podem ajudar as pessoas a superar os efeitos incapacitantes da artrite.

Isso ocorre porque, principalmente porque a medida que os músculos se fortalecem, eles fornecem sustentação aos ossos, as articulações e também para a cartilagem. Além disso, quando os ossos são colocados sob estresse, eles também se tornam mais resistentes.

Pessoas que sofrem de pressão alta e aqueles que podem facilmente ficar sem fôlego irão se beneficiar imensamente do treinamento com pesos.

À medida que continuam melhorando seus corpos, eles verão os efeitos não apenas do lado de fora, com melhora do tônus ​​muscular e da pele, mas também internamente. Os efeitos negativos de muitas doenças relacionadas com a idade são aliviados através de um estilo de vida ativo.

Qual o melhor exercício para idosos?

Não há uma resposta definitiva a essa pergunta. Tanto a musculação quanto o pilates são uma boa escolha para que os idosos se mantenham ativos e melhorem a saúde e qualidade de vida.

A escolha está mais condicionada ao objetivo de cada indivíduo, suas limitações físicas, e claro, seu gosto pessoal.

O importante é se manter ativo e realizar a atividade escolhida de maneira segura e com o acompanhamento adequado de um profissional de educação física. Ele pode evitar lesões decorrentes da execução errada dos movimentos e montar um treino que seja especifico para as limitações de cada pessoa.

Além disso, antes de iniciar qualquer atividade é sempre recomendado que se faça uma avaliação prévia com um médico capacitado. Ele deve ser informado de qualquer doença existente para que possa pedir os exames adequados a fim de determinar quais movimentos ou atividades pode apresentar risco ao paciente.

O exercício nunca deve machucar ou fazer você se sentir mal. Pare de se exercitar imediatamente e chame seu médico se sentir tontura ou falta de ar, desenvolver dor ou pressão no peito ou suar frio. E pause sua rotina de atividades se uma articulação estiver vermelha, inchada ou sensível ao toque.

Tornar-se mais ativo pode energizar seu humor, aliviar o estresse, ajudá-lo a controlar os sintomas da doença e da dor e melhorar sua sensação geral de bem-estar.

Não importa sua idade ou condição física, nunca é tarde demais para movimentar seu corpo e melhorar sua saúde. Não importa se a sua escolha será a musculação ou o pilates para idosos, em ambos os casos você só tem a ganhar em qualidade de vida.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *