Home / Saúde mental / Objetivos da natação para bebês

Objetivos da natação para bebês

A natação é amplamente reconhecida como um dos esportes mais benéficos existentes. Porém, ensinar o seu filho a nadar pode ser difícil, especialmente se ele ou ela estiver desconfortável com a água.

Uma forma de evitar isso é introduzi-los na piscina desde cedo, já que os bebês podem começar as aulas de natação quando tiverem apenas alguns meses de idade.

Recomenda-se geralmente a partir do quarto mês, já que nessa época, o sistema imunológico do bebê já se desenvolveu e a possibilidade para resfriados e infecções como otite é significativamente reduzida. A natação para bebês pode ter diversos objetivos:

Desenvolver habilidades cognitivas

As aulas de natação para pais e filhos são lúdicas, permitindo que os bebês aprendam a relaxar e a se divertir enquanto aumentam sua sensação de segurança e independência na água.

Vários estudos mostraram que os bebês que nadam durante os dois primeiros anos de vida desenvolvem um senso maior de seu ambiente e, portanto, já estão aprendendo a ser mais criativos e observadores.

Além disso, as experiências em água permitem que os pequenos desenvolvam melhor suas habilidades psicomotoras, pois ali podem se movimentar mais livremente e começar a entender conceitos de distância e movimento.

Melhorar a saúde

A água morna relaxa seu bebê e a natação estimula o apetite, melhorando o sono e o estresse. Além disso, é algo extremamente divertido e que pode render bons momentos tanto para os pais quanto para os filhos.

O sistema cardiorrespiratório também é fortalecido à medida que o bebê exercita o coração e os pulmões.

Desenvolver a confiança

Existem benefícios psicológicos também. As aulas de natação ajudam os bebês a se tornarem mais confiantes e proporcionam uma sensação de relaxamento, enquanto a experiência também contribui para sua socialização à medida que passam o tempo em um ambiente cheio de pessoas. Seus laços com os pais se fortalecem, pois juntos compartilham experiências novas e gratificantes.

Ensinar sobre segurança na água

Tragicamente, o afogamento ainda é uma constante causa de morte acidental entre crianças menores de cinco anos. Aprender os movimentos básicos como chegar até a borda da piscina, segurar, sair e / ou nadar pode salvar a vida do seu filho um dia.

Se o seu objetivo com a natação para bebês é segurança, saiba que esta é uma ótima maneira de ensina-lo de maneira lúdica.

Escolhendo uma piscina

Quando os pais decidem levar os pequenos para a piscina, é importante escolher um local adequado para a atividade.

A temperatura da água não deve ser inferior a 32 graus Celsius, e os níveis de cloro devem estar em uma faixa adequada. É importante que a piscina seja bem tratada para evitar possíveis infecções.

O entorno da piscina também deve ser adequado para crianças. Brinquedos, tapetes, bolas e música ajudam a criar um ambiente agradável que motiva o bebê a participar de atividades.

Outro fator a considerar é a limpeza. A área da piscina e os vestiários devem ser bem equipados e higiênicos.

Uma piscina que atenda a essas condições é ideal para um bebê experimentar tudo o que a água tem a oferecer.

Como citado anteriormente, quando acompanhada dos devidos cuidados, a atividade tende a trazer uma série de benefícios, inclusive à diminuição do risco de acidentes com afogamento.

Algumas crianças podem até estranhar os professores e a movimentação na piscina de inicio, mas no geral tendem a se sentir bastante confortáveis.

Agora que você sabe os objetivos da natação para bebês, não espere mais e matricule-se o quanto antes. A experiência com certeza será enriquecedora para os pais e para os bebês!

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *