Home / Saúde / Qual a idade mínima para o bebê começar a natação?

Qual a idade mínima para o bebê começar a natação?

A natação para bebês está se tornando cada vez mais popular entre as mamães, isso porque seus benefícios estão sendo mais divulgados e muitos pediatras asseguram os benefícios dessa atividade. Se você é ou vai se tornar mãe, dúvidas sobre a natação podem estar te acometendo nesse exato momento. Quais os benefícios, qual a idade mínima para o bebê começar a natação e muitas outras coisas.

É comum que as mães tenham diversas dúvidas sobre os mais diversos assuntos, afinal, o receio de fazer algo que não faça bem ao bebê é sempre presente.

Por isso é importante sempre tentar se informar. Confira nesse artigo qual a idade mínima para o bebê começar a natação, quais os benefícios e as vantagens de desenvolver o gosto da criança pela natação.

Qual a idade mínima para o bebê começar a natação

A idade mínima para o bebê começar a natação não é um conceito totalmente determinado pela comunidade de pediatria, pois cada um médico possui seus próprios protocolos e recomenda uma determinada espera.

Mas, de uma maneira geral, as opiniões são divididas em duas vertentes: aqueles que recomendam esperar até os três meses e aqueles que recomendam esperar até os seis meses.

Os primeiros alegam que a partir dos três meses o bebê já está desenvolvido o suficiente para não sofrer com as aulas de natação, desde que estas sejam feitas em condições seguras.

Já os médicos que defendem a espera de seis meses justificam a opinião pelo fato do sistema imunológico do bebê ainda estar pouco desenvolvido antes desse período, favorecendo infecções.

O mais ideal é que a idade mínima para o bebê começar a natação seja determinada pelo pediatra da criança, pois ele é o médico que está acompanhando o desenvolvimento do bebê e está por dentro do quadro de saúde.

Assim, sua recomendação é a mais segura para os pais seguirem, já que cada caso é um caso e há crianças que se “fortalecem” mais cedo que outras.

Benefícios da natação para bebês

Após atingir a idade mínima para o bebê começar a natação, ele pode aproveitar de todos os benefícios da prática.

Elaboramos uma lista com as maiores vantagens que a criança irá adquirir:

  • Desenvolvimento da coordenação motora. Bebês não possuem muita coordenação, a natação irá estimular seu desenvolvimento.
  • Melhora o sistema circulatório. A água proporciona uma massagem natural, acalmando o bebê e ajudando no sistema circulatório.
  • Tranquiliza a criança. A temperatura da água, que deve ser agradável e ajustada ao bebê, o mantém aquecido e deixa-o mais calmo e tranquilo.
  • Estreita os laços parentais entre mãe e filho. O momento da aula de natação é um momento íntimo, que aproxima mais ainda a mãe com o bebê.
  • Se as aulas forem levadas a diante, pode instigar na criança o desejo por atividades físicas.

As vantagens da natação para os filhos mais velhos

Se os pais criarem uma rotina de aula de natação com seus bebês, muito provavelmente eles desenvolverão gosto pela atividade.

Isso é muito benéfico no momento em que a criança crescer e começar a tomar consciência da natação, aprendendo a nadar de verdade e iniciando suas aulas sozinha.

A natação é um exercício físico que melhora a saúde física e mental, além de ser uma atividade de baixo impacto nas articulações, ou seja, não há contra indicações.

Agora que você já sabe qual a idade mínima para o bebê começar a natação e todos os benefícios envolvidos, já é possível começar a se programar e encontrar uma academia com aulas próprias para pais e filhos.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *