Home / Sem categoria / Qual o melhor: hidroginástica ou pilates?

Qual o melhor: hidroginástica ou pilates?

Vivendo em um mundo versátil, onde tudo se adapta a um padrão de vida em que a cada dia surgem coisas novas é muito comum as pessoas praticarem atividades físicas diferentes para algo no corpo, descubra o melhor, a hidroginástica ou pilates?

A hidroginástica é uma atividade bastante direcionada para adultos e idosos que atualmente está chegando cada vez mais em outras idades. Junto a isso existem uma prática inovadora conhecida como pilates. Conheça melhor seus benefícios.

A hidroginástica ou pilates são práticas perfeitas para maior a flexibilidade e a resistência dos ossos no corpo, por isso são bastante procuradas para serem executadas, cada vez mais sendo favoráveis para a saúde.

Conheça sobre a prática da hidroginástica – hidroginástica ou pilates

Os múltiplos benefícios da hidroginástica são excelentes, porque as condições de trabalho de imersão devido à resistência promovida pela água, o risco de ferimento é reduzido.

A hidroginástica desenvolve programas de treinamento aeróbio que estimulam a circulação sanguínea, mexe todas articulações, e estica todo o corpo e reforça o sistema respiratório.

Sabendo disso, a hidroginástica ou pilates agem de forma muito próximas, estimulando as articulações do corpo e melhorando sua saúde.

Principais vantagens da hidroginástica:

  • Melhoria da condição cardiorrespiratória.
  • Exerce força muscular e resistência.
  • Melhoria da flexibilidade e movimentos corporais.
  • Coordenação motora geral, ritmo e agilidade.
  • Reeduca a respiração.
  • Melhora e favorece a correção da postura.
  • Melhora e promove o relaxamento, devido à flotação, turbulência e temperatura que nos dão um efeito de massagem.
  • Desempenho global: trabalha a musculatura agonista e antagonista.

Para aproveitar todas as vantagens oferecidas pela hidroginástica, é essencial que as aulas sejam dirigidas por professores qualificados, que tenham experiência e preparação para ajudá-lo a executar os movimentos corretamente e fornecer as instruções necessárias.

Por isso que entre a hidroginástica ou pilates não tem muita diferença, na relação de que os dois são necessários profissionais qualificados para a atividade.

Benefícios da hidroginástica para a saúde e o corpo

A flutuação da água ajuda você a se mover mais livremente. E isso ajuda a melhorar as articulações – para pessoas que sofrem de problemas nas articulações, a hidroterapia é o meio ideal.

A pressão hidrostática também funciona com o sangue, e permite que o fluxo de sangue circule de forma mais eficaz por todo o corpo. Isso efetivamente reduz a pressão arterial e, a longo prazo, diminui a frequência cardíaca de repouso.

  • Isso significa que seu coração está mantendo seu ritmo, mas com menos pressão!

A resistência durante o exercício na água é dinâmica, isto significa que quanto mais força você usar, maior será a resistência. A água cria mais resistência que o ar e faz com que os músculos trabalhem mais.

Conheça os 6 benefícios mais importantes do Pilates

  • O pilates melhora a estabilidade do corpo e também promove o alinhamento correto, o que afeta a postura e a saúde da coluna vertebral.
  • Promove maior flexibilidade e forças nas articulações e os músculos se adaptarão aos movimentos pouco a pouco.
  • Além disso, tonifica todo o corpo.

– O controle do corpo e da mente: o Pilates faz com que a mente se concentre integralmente nos diferentes movimentos que o corpo realiza durante toda a sessão, o que estimula uma melhor conexão mente-corpo e estimula o aumento do controle do corpo.

– Respiração: ensina a coordenar a respiração e o movimento. Isso favorece o aumento da oxigenação muscular. Em particular, aprender a usar a respiração diafragmática irá ajudá-lo em sua rotina e a relaxar em situações de tensão.

– Remédio natural contra o estresse: ajuda a eliminar a tensão muscular e liberar endorfinas. Você vai se sentir muito melhor.

Conhecendo a hidroginástica ou pilates, saiba que o pilates é um bom complemente da hidroginástica e ele se adapta a todas as condições físicas, o que permite que seja realizado por atletas experientes e pessoas com problemas físicos específicos ou grávidas.

Dessa forma, conhecendo como cada atividade funciona, no momento de escolha entre a hidroginástica ou pilates e definir qual o melhor, procure entender seus benéficos e buscar qual se adequa a seu corpo e a sua saúde ou complemente os dois.

Sobre rafael

Veja Também

Abrir uma academia no centro da cidade é uma boa ideia?

Um comércio no centro da cidade sempre é algo interessante por ter um contato constante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *