Home / Serviços de qualidade / Usinagem e caldeiraria: Qual a diferença desses dois?

Usinagem e caldeiraria: Qual a diferença desses dois?

Mesmo dentro da indústria de metais e produção de peças metálicas existem algumas dúvidas, principalmente a diferença entre usinagem e caldeiraria, já que muita gente confunde os dois termos.

Mesmo que muito parecidos e semelhantes, existem diferenças grandes entre os dois termos, mas que podem se completar dentro de uma empresa especializada.

Por isso se você deseja entender de uma vez por todas quais são as diferenças entre a usinagem e caldeiraria, continue lendo para ter acesso a todas essas informações.

Mas então, qual a diferença entre a usinagem e caldeiraria?

  • Usinagem

Esse termo significa submeter algum tipo de material a um processo mecânico para que ele possa se transformar em uma peça. Para isso são usados tanto equipamentos convencionais quanto automatizados e de precisão, como o torno.

Existem outros tipos de maquinários envolvidos no processo, mas como forma básica e principal o tornoeamento e a fresagem são os principais dentro da usinagem.

De uma forma básica, na usinagem se usa um material bruto, quase sempre metal, ligas metálicas ou plásticos, passando por vários processos até que ele atinja uma forma pré-estabelecida e deseja.

Por exemplo, é por meio da usinagem que podemos fabricar parafusos, roscas e até peças automotivas.

A usinagem irá servir diretamente como uma alternativa para outras formas de processos de produção, como a fundição e a montagem, sendo que esse método é o mais eficaz para criar peças finas e com muitos detalhes.

  • Caldeiraria

Já a caldeiraria é responsável pela montagem industrial por meio de técnicas de mediação e montagem de estruturas, corte de chapas ou desenhos. De uma forma bem resumida, esse processo usa chapas de metal para montar determinadas estruturas.

Por exemplo por meio de chapas de metal é possível montar algum tipo de tubulação específica que não se encontra comercialmente, ou até mesmo criar um logotipo de empresa em uma chapa de metal.

O caldeireiro irá fazer desenhos nessas chapas, envolvendo cálculos e técnicas diferenciadas, para que depois possa ser possível a finalização com a forma deseja pelo cliente.

Na caldeiraria é possível também ter a manutenção ou o reparo de possíveis soldas em materiais metálicos e cortes de chapa.

Dentro do segmento de caldeiraria industrial existem duas modalidades distintas, a caldeiraria leve e a pesada. Ambas são responsáveis por funções como manutenção preventiva e corretiva, reformas em geral, serviços de calandragem, soldas e desenvolvimento de projetos.

É possível encontra a usinagem e caldeiraria juntas?

Sim, esses processos podem trabalhar em conjunto e diversas empresas trabalham com as duas técnicas para poder oferecer aos seus clientes o melhor serviço possível, encontrando sempre as melhores soluções.

E tanto na usinagem quanto na caldeiraria é preciso que os profissionais sejam bem capacitados, treinados e qualificados para a realização desses serviços, já que esses processos são vitais para muitas empresas e industrias.

Assim é preciso que o profissional tenha um curso de especialização dentro do setor escolhido, aprendendo as melhores técnicas do mercado, bem como o manuseio de equipamentos e ferramentas que são usadas na manutenção e obtenção de metais.

Por isso quando você pensa em usinagem e caldeiraria é preciso pensar em uma empresa ampla, qualificada e com a melhor solução para seus clientes. Sempre trabalhando com as melhores técnicas, os avanços tecnológicos e os profissionais mais qualificados.

Assim, a Braniva oferece serviços tanto em usinagem quanto em caldeiraria, e sempre pensa no resultado e satisfação de seus clientes em primeiro lugar. Por isso se você quer saber mais sobre esses setores acesse http://braniva.com.br/ e confira.

Gostou do nosso conteúdo sobre usinagem e caldeiraria? Então confira agora nosso texto sobre ferramentaria e usinagem e saiba quais são as vantagens de trabalhar com esses processos.

 

 

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *