Home / Qualidade / Usinagem em alumínio – o que é?

Usinagem em alumínio – o que é?

Os produtos produzidos pela usinagem em alumínio incluem componentes e armações automotivas, componentes marinhos, escadas, gabinetes, protetores de máquinas e suportes estruturais e mais.

Devido às suas propriedades térmicas, o alumínio é um material popular para equipamentos HVAC, trocadores de calor e tanques.

Suas propriedades de condutividade elétrica o tornam um material ideal para conectores elétricos e equipamentos.

Usinagem em alumínio

Ao usinar qualquer material, a ferramenta de corte precisa ser combinada com o acabamento e a tolerância da superfície da peça, bem como a máquina-ferramenta e a manutenção do trabalho.

  • Em aplicações de alumínio de alta produção, ferramentas de alta produtividade como o carboneto, são geralmente a melhor solução em termos de custo e qualidade da parte final
  • A usinagem em alumínio requer tipos especiais de ferramentas especificamente projetadas para a tarefa.
  • São necessárias ferramentas que sejam muito afiadas, por isso busca-se sempre ter uma aresta polida e muitas vezes sem revestimento.
  • Isso ajuda a criar forças de corte elevadas para cortar o material, mas também ajuda a evitar que o material fique aderindo à ferramenta.

Vantagens do alumínio em relação ao ferro fundido em termos de usinagem em alumínio

O alumínio também possui outras vantagens. Uma delas é que ele conduz calor muito mais rápido que o ferro fundido (cerca de três vezes mais rápido).

– Isso significa que um bloco de alumínio (ou cabeças) pode tirar o calor da câmara de combustão quando o motor está acelerando, reduzindo o risco de detonação prejudicial ao motor.

– O resfriamento superior fornecido por um bloco de alumínio e cabeças significa que você geralmente pode executar uma taxa de compressão estática ligeiramente maior para maior eficiência térmica e potência, e / ou avançar o tempo de ignição alguns mais graus para iniciar a mistura de ar / combustível, queimando um pouco mais cedo o ciclo de combustão.

– O alumínio também é relativamente fácil de soldar em comparação com o ferro fundido. Se um bloco se quebrar, a rachadura pode ser triturada e preenchida com um soldador TIG.

– A soldagem geralmente pode salvar um bloco que de outra forma seria destinado à pilha de sucata.

– Se um bloco de ferro desenvolve uma fenda em um cilindro, muitas vezes pode ser salvo pela manga, e as rachaduras em outros lugares do bloco às vezes podem ser reparadas pela solda do forno.

Através dessas informações, é possível compreender porque muitas empresas optam por trabalhar com a usinagem em alumínio, uma forma eficaz e pontual de se obter excelentes resultados em praticamente toda a indústria!

Sabendo mais sobre o assunto, é essencial buscar uma empresa para realizar essas tarefas com segurança, eficiência, qualidade de serviços e garantia de resultados impecáveis para suas necessidades pontuais! Confira uma dica!

Conheça a Braniva Indústria Mecânica!

Atuando no mercado desde 1977, a Braniva Indústria Mecânica, empresa que atua nos sistemas de usinagem e caldeiraria, presta serviços para indústrias de papel de celulose, químicas, siderúrgicas, petrolíferas e petroquímicas.

– Sua proposta é atender as exigências do mercado atual com o máximo de qualidade disponível, contando com linhas de produção pontuais para o que os clientes desejam e que funcionam de forma ágil.

Por isso, caso queira saber mais sobre a usinagem em alumínio e outros assuntos relacionados a essa área, acesse nosso site e saiba mais sobre o que podemos fazer para mudar sua vida para melhor em termos de serviços!

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *