Home / Qualidade / Usinagem em cnc

Usinagem em cnc

A usinagem em cnc é algo que muitos desconhecem ainda nessa indústria. Há quem ainda opere somente contando com o trabalho manual de funcionários dedicados, mas o fato é que esse é o futuro desse setor, sem sombra de dúvidas.

Talvez você ainda não saiba muito sobre esse tipo de equipamento e as possibilidades imensas que ele oferece, mas não é problema, porque é chegada a hora de descobrir.

A seguir falaremos mais sobre a usinagem em cnc, para que você tenha um maior entendimento a respeito desse passo para o futuro nesse setor da indústria. Vem conferir!

Como acontece a usinagem em cnc?

A usinagem em cnc acontece a partir de uma máquina que é totalmente comandada por números. O processo de fabricação utiliza prioritariamente computadores para acontecer, e faz com que as máquinas sejam automatizadas, assim como as ferramentas, na maior parte das etapas de produção.

Tudo começa a partir de um programa de computador, responsável pela especificação de cada uma das peças. O software mais usado nesses casos é o Auto CAD., porque ele pode ser usado com o fim de criar especificações para cada componente, ou ainda para cada parte manufaturada do produto.

Depois tudo isso é transformado em uma quantidade grande de valores numéricos, com o fim de que uma máquina cnc seja capaz de usar as informações e assim ajudar a mover e a iniciar as operações de várias ferramentas.

Dá para contar com a movimentação em parte pela máquina cnc, mas também pode haver trabalho de forma robótica, no caso de haverem várias estações distintas de trabalho. É válido dizer que esse tipo de usinagem pode incluir ferramentas como brocas, serras e prensas, se for necessário de algum modo.

O que ocorria antes da introdução das máquinas cnc?

Antes de poder haver usinagem em cnc cabia aos operadores operarem as máquinas manualmente, do zero. Era necessário contar com vários mostradores, afim de posicionar a peça de trabalho e ainda cuidar das ferramentas.

Ainda que algumas fossem automatizadas o trabalho todo era muito difícil. Felizmente foi a partir da década de 40 do século passado que começou a haver o controle numérico desses equipamentos, justamente por ter iniciado no mercado a introdução de calculadoras de cartões perfurados, com o objetivo de facilitar os cortes que eram feitos manualmente.

Depois veio o processo de perfuração em fita, que contou com um método de entrada de dados. Assim os orifícios dos cartões precisavam ser interpretados com valores numéricos específicos, afim de que a máquina fosse capaz de realizar os cortes de forma precisa.

A tecnologia em prol da indústria

Hoje esse quadro felizmente é bastante diferente. Existem vários sistemas bem modernos, que contam com os terminais de computadores e com programas específicos para desenvolver projetos a partir de máquinas que pouco contam com a operação de seres humanos.

No caso da perfuração em fita é usada a usinagem em cnc, mas hoje já existem materiais mais resistentes para simplificar esse processo. Além disso, os novos sistemas também facilitam a armazenagem de dados e interface com outras redes.

O processo em usinagem em cnc faz com que a peça possa ser colocada para trabalhar. A ideia é que hajam dois eixos de movimento para que possa se atender mais demandas e mais especificações, levando em consideração eu certas especificações também podem incluir um batente traseiro, que vai permitir a adição de até sete eixos adicionais, tornando a peça mais precisa.

Como você pode ver, a usinagem em cnc é muito importante para melhorar o serviço nesse tipo de indústria e oferecer melhores produtos. Conte com a Braniva para ter esse trabalho de primeira linha! Saiba mais clicando aqui!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *