Home / Contrate Agora / Usinagem torneamento – Você sabe o que é isso?

Usinagem torneamento – Você sabe o que é isso?

 

A função de usinar alguma peça é muito comum dentro da realidade de qualquer indústria, mas nem por isso ela não apresenta dificuldade que podem resultar em prejuízos finais, e por isso é importante conhecer bem a usinagem torneamento de uma empresa.

Quando pensamos em usinagem de qualquer tipo de material dentro de um torno de alta rotação ou avanço mais elevado, pensamos na usinagem de torneamento, já que essa é a máquina-ferramenta mais comum dentro desse segmento.

Existem diversos tipos de tornos usados, como os convencionais, automáticos ou CNC (Comando Numérico Computadorizado, e seja ele qual for, é preciso entender todos os parâmetros da usinagem de acordo com o tipo de operação.

O que é a usinagem torneamento

A usinagem torneamento é o processo de usinagem onde a peça executa o movimento de corte rotativo e a ferramenta, o movimento de translativo de avanço.

Geralmente utilizado na fabricação de peças simétricas de revolução, e a maioria dos processos de torneamento fazem uso de ferramentas simples, sendo que todas as ferramentas de torneamento têm basicamente forma semelhante.

São compostas de uma parte cortante e de uma haste para fixação. As ferramentas podem ser integrais, ou com insertos, que podem ser fixados à haste mecanicamente ou por brasagem.

Insertos intercambiáveis têm hoje a mais ampla aplicação no torneamento.

Entenda mais sobre a usinagem torneamento

O torneamento é uma operação que por meio de um sólido indefinido, consegue girar ao redor do eixo da máquina operatriz, conhecida como torno, ao mesmo tempo em que uma outra ferramenta de corte retira o material periférico, de modo a transformar determinado metal em uma peça bem definida, sempre pensando em suas dimensões e formas.

Dentro do torneamento existe uma matéria prima, conhecida como tarugo, que inicialmente tem uma forma cilíndrica, na qual a forma da peça final é cônica ou então cilíndrica.

Dentro do corte da usinagem torneamento a ferramenta irá executar o movimento de translação, enquanto a peça principal gira em torno do seu próprio eixo.

A velocidade do corte na usinagem torneamento

A velocidade de corte no torno é uma das características principais no processo de usinagem, já que esse é o ponto que define se o corte acontece enquanto gira.

Ela é medida em metros por minutos, e com o valor correto consegue fazer com que o torno gira nas rotações adequadas. A velocidade do corte depende diretamente de alguns fatores, sendo eles:

  • Diâmetro desse material;
  • Material da ferramenta em questão;
  • Material que seja torneado;
  • Operação a ser executada.

Assim por meio desses fatores, os profissionais de engenharia e das metalúrgicas podem determinar a velocidade do corte exata para cada caso da usinagem, como para aço, ferro, bronze, alumínio, fibra, cobre e outros materiais.

Tornos mecânicos CNC

Os tornos de alta precisão, ou CNC irão trabalhar com softwares CAD ou CAM para que o programa possa durante a sua execução criar ciclos fixos e então empregar as sub-rotinas.

Além disso, eles poderão girar em vários eixos ao mesmo tempo, sendo possível um torno de até 5 eixos, no qual ao mesmo tempo que eixos X, Y e Z giram para movimentos circulares, é possível que eixos A e B criem dimensões diferentes.

Assim, com esse tipo de maquinário é possível criar qualquer peça imaginada dentro da usinagem torneamento, com maior precisão e dinamicidade, podendo atender os mais variados clientes.

Dessa forma, é preciso encontrar uma empresa especializada no setor de usinagem que tenha esses equipamentos de qualidade, bem como profissionais capacitados para poder manuseá-los.

Então se você deseja conhecer uma empresa parceira no segmento de usinagem torneamento, acesse http://braniva.com.br/ e descubra o que mais pode ser feito. Gostou desse conteúdo? Fique atento para descobrir mais sobre a usinagem.

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *